O novo edifício residencial de luxo da projetista americana SHoP, previsto para West 57th Street Manhattan, Nova Iorque, vai ser um dos mais esbeltos arranha-céus alguma vez executados e um marco na arquitetura de densidade. Com 411 metros de altura, ultrapassa o vizinho Empire State Building em 30 metros e vai ser construído num lote de terreno com uns inacreditáveis 13 metros de largura.

O edifício é caracterizado por uma fachada envidraçada em degraus o que resulta numa redução sucessiva da profundidade da estrutura aproximadamente a partir de meia altura. Isto implica que a área por piso varie entre 350 e 450 metros quadrados.

Os promotores do projeto são dois gigantes do mercado imobiliário nova-iorquino, a JDS Development Group e a Property Markets Group, responsáveis pelo desenvolvimento de mais de 800 mil metros quadrados de espaços residenciais de luxo.

Apesar da construção só se iniciar em meados de 2014, os estudos e projetos, bem como a aquisição do terreno para implantação do edifício já representaram um custo de 250 milhões de euros para os donos da obra.

edificio-mais-fino-mundo

Fonte: SHoP Architects
Imagens: SHoP Architects